Pilates

O Instituto Pilates atua no fortalecimento da musculatura que sustenta a coluna vertebral através da atividade física.

Milhares de pessoas sofrem diariamente com dores nas costas. Um questionamento comum que recebemos é o que deve ser feito para tratar essas dores.

É importante compreender que além das causas serem diversas, cada ser humano tem características únicas, o que impossibilita uma solução única para o problema, ou seja, cada pessoa deve ser tratada de forma individualizada.

A sequência de ações que devem ser seguidas é a seguinte:

info-para-metodologia

 

O Instituto Pilates atua no fortalecimento da musculatura que sustenta a coluna vertebral através da atividade física. Como a pratica da atividade envolve riscos, por se tratar de pessoas com sérios problemas relacionados à coluna, montamos um programa de atendimento que permite a pratica de forma segura aos alunos.

O ponto de partida foi juntar um time formado por médicos, fisioterapeutas e profissionais de educação física que, ao longo de 18 meses sob coordenação da ABR Coluna e do ITC Vertebral, estudou todos os movimentos do Pilates, cruzando-os com todas as lesões da coluna vertebral. Através dessa observação, surgiu uma  infinidade de indicações e de contraindicações para a pratica da atividade, sempre condicionadas à causa da lesão, à lesão em si, e as características do individuo. A partir daí, todo esse estudo foi embasado na literatura científica, através de discussões entre as observações x artigos científicos.

Assista ao vídeo da Serie dor nas costas, apresentada pelo fisioterapeuta Helder Montenegro e realizado pelo Instituto Pilates. Assista o 3º Episodio da Serie Dor nas Costas.

Nasceu então a METODOLOGIA EXCLUSIVA de atendimento que é aplicada em todos os estúdios da Rede.

O aluno passa por uma avaliação detalhada, onde são registrados todas suas características, limitações e objetivos. Analisamos exames e diagnósticos e realizamos testes específicos, com o objetivo de criar um quadro de sua situação atual. A partir daí, aplicamos os protocolos de atendimento para criar o programa de exercícios mais seguro para seus objetivos (tão importante quanto fazer os exercícios indicados para o fortalecimento é evitar os exercícios contraindicados, que, além de retardar o fortalecimento podem agravar a lesão).

Tal programa permitirá o fortalecimento da musculatura profunda da coluna, usando a estabilização segmentar vertebral, de forma segura e eficaz.

A metodologia do Instituto Pilates já ajudou milhares de pessoas a manterem fortes os músculos que sustentam a coluna, garantindo condicionamento físico e qualidade de vida, livre de dores.

Inicialmente, nós do Instituto Pilates, oferecemos uma aula de pilates experimental com atendimento exclusivo para que o nosso futuro aluno possa compreender e aprender mais sobre o Pilates e sua importância, a nossa metodologia e o nosso diferencial. O segundo passo é agendar uma avaliação, pois no Instituto Pilates as pessoas que pretendem dar início à atividade devem, primeiramente, passar por uma avaliação ampla, que é feita por um fisioterapeuta formado da nossa equipe.

METODOLOGIA EXCLUSIVA

Metodologia exclusiva foi formada por um comitê de médicos, fisioterapeutas e profissionais de educação física que desenvolveram protocolos de atendimentos focado nos problemas e soluções para dores nas costas.

AVALIAÇÃO

A avaliação consiste em uma entrevista sobre o histórico clinico do paciente, testes específicos e uma avaliação de postura e força, que permitirá ao profissional trabalhar de forma personalizada e individualizada, respeitando as particularidades e limitações de cada indivíduo.

PROFISSIONAIS FORMADOS 

Os profissionais que acompanham os alunos são formados em fisioterapia e, seguramente, preparados para fornecer todo o suporte e orientações que o praticante necessita. Além de graduados em fisioterapia, todos os profissionais possuem formação em fisioterapia manual, Pilates e passam por um formação específica sobre nossa metodologia exclusiva dedicada ao fortalecimento da coluna vertebral, realizado pelo próprio Instituto Pilates.

ATENDIMENTO PERSONALIZADO

Além disso, cada profissional acompanha, no máximo, dois alunos e, dessa maneira, a atenção que ele pode dar é bem maior. Lembrando que cada exercício é feito dependendo da necessidade de cada pessoa, obedecendo (as limitações de cada aluno, seja elas provocadas por dores nas costa, gravidez e etc) as fases de básico, intermediário e avançado, sequencialmente e de acordo com o progresso de cada um.

STUDIOS EXCLUSIVOS

Durante os atendimentos dispomos de studios  bem equipados e seguros, no qual utilizamos os aparelhos de pilates especializados básicos do  Pilates, o solo e a bola, além de diversos acessórios para tornar a aula mais interessante e dinâmica. Os exercícios devem ser executados de forma lenta, com uma média de dez repetições cada. Os nossos equipamentos são todos ajustáveis e regulados através de molas, para dificultar ou facilitar os exercícios e, em cada um deles, podemos fazer exercícios variados, respeitando, assim, a necessidade e limitação de cada indivíduo.

Pilates para terceira idade

O Pilates para terceira idade permite uma maior qualidade de vida, pois é um trabalho aplicado com uma grande margem de segurança e com baixo impacto, além disso, respeita os limites de cada um, oferecendo exercícios suaves e controlados. Isso faz da técnica uma ótima indicação aos idosos, tanto para atuar preventivamente, quanto no pós-tratamento médico ou fisioterapêutico.

Alívio da dor, maior percepção dos movimentos, fortalecimento muscular, maior equilíbrio e coordenação motora, aumento da flexibilidade, alívio do estresse, controle postural, entre outros, são alguns dos benefícios do Pilates para a terceira idade. Acidentes, especialmente as quedas, são bastante comuns nessa fase da vida, em virtude da redução de importantes capacidades funcionais, dificultando a realização de atividades que outrora eram corriqueiras. Somada a essas complicações naturais da idade, está a ausência de exercícios físicos que além de agravar o quadro contribui para o aparecimento de dores em diversas regiões e cansaço.

Por trabalhar com o aumento do equilíbrio corporal e da resistência, o fortalecimento de músculos  e a consciência corporal, a técnica é forte aliada ao melhor desempenho de atividades durante a terceira idade, diminuindo o risco de quedas e suas consequências. Mas a grande vantagem está na melhora da qualidade de vida e da autoestima praticante, uma vez que ele consegue realizar uma série de exercícios físicos que até então não se julgava capaz, pelo avanço da idade.

Pilates para gestantes

Os exercícios realizados no Pilates para gestantes, com foco no fortalecimento da musculatura estabilizadora da coluna, abdômen e assoalho pélvico, facilitam o trabalho de parto. O abdômen, por sua vez, mais fortalecido ajuda a empurrar o bebê durante as contrações e o relaxamento do períneo facilita a passagem dele pelo canal vaginal. Além disso, o Pilates previne e alivia as dores nas costas, melhorando a postura, bastante afetada em decorrência do crescimento da barriga.

Há tempos atrás, as mulheres em período gestacional eram orientadas a evitar esforços físicos, permanecendo em repouso. Mas hoje, sabemos que a realização de exercícios de intensidade leve a moderada durante a gravidez, proporciona benefícios para a saúde da mulher e do bebê. Com exceção daquelas que se encontram em gravidez de risco ou que por algum tipo de complicação, necessitam seguir as orientações médicas de repouso, a técnica do Pilates é bastante recomendada no período gestacional, adaptando os exercícios adequadamente.

Cultivar bons hábitos que incluem: alimentação balanceada e exercícios físicos moderados e constantes, garantem uma maior qualidade de vida durante e após a gestação. Com o aumento da resistência e flexibilidade muscular, decorrente da atividade física, a gestante se torna capaz de suportar melhor o aumento de peso e as alterações posturais decorrentes desse período.

Os exercícios realizados no Pilates, com foco no fortalecimento da musculatura estabilizadora da coluna, abdômen e assoalho pélvico, facilitam o trabalho de parto. O abdômen, por sua vez, mais fortalecido ajuda a empurrar o bebê durante as contrações e o relaxamento do períneo facilita a passagem dele pelo canal vaginal. Além disso, o Pilates previne e alivia as dores nas costas, melhorando a postura, bastante afetada em decorrência do crescimento da barriga.

Essa prática também proporciona um alívio das dores e inchaços nas pernas e ajuda a fortalecê-las para que suportem mais peso, sem sobrecarregar a coluna. O Pilates ainda auxilia a gestante no período pós-parto, facilitando o retorno mais fácil do abdômen, além de reduzir a flacidez tão comum nessa fase.

Pilates para ATLETAS

A prática do Pilates traz inúmeros benefícios físicos e mentais para os atletas. Como a técnica produz movimentos eficientes e conscientes, há um desgaste muscular bem menor, o que promove um aumento da potência e da resistência e, naturalmente, essas características conseguem reduzir as chances de lesões. O menor gasto calórico, em decorrência de uma mecânica correta dos exercícios, também faz com que o atleta consiga manter a mesma performance por um período de tempo mais prolongado. Os atletas buscam maiores rendimentos, e as atividades complementares, como o Pilates, podem otimizar os resultados de suas atividades.

Além da força, da flexibilidade e do equilíbrio, os atletas adquirem maior consciência corporal, revertendo seus limites e entendendo quando podem ultrapassá-los. Os exercícios de Pilates para atletas não só melhoram o desempenho como ajuda a prevenir acidentes. Mas quando estes são inevitáveis, a recuperação se torna mais rápida e fácil, uma vez que num corpo organizado não haverá sobrecarga na estrutura lesada.

ATENDIMENTO

    (11) 5093 3968

    (11) 5093-3970

FALE CONOSCO

   Queremos ouvir suas críticas e sugestões

REDES SOCIAIS